5.junho
Apesar de caminharem lado a lado e serem aliados em qualquer estratégia de comunicação, os conceitos são bem diferentes.
Cada área tem suas singularidades e, mesmo que individualmente apresentem potencial de sucesso, é somente em sinergia que trarão resultados extraordinários para a sua empresa.
Quer tirar de letra esses dois conceitos e saber como trabalhá-los juntos? Então continue a leitura e descubra qual é a diferença entre marketing e publicidade (e muito mais!).
Basicamente, o marketing é um compilado de estratégias de um produto ou serviço, seus atributos e características que visam a atender a uma necessidade ou demanda de um determinado público.
Em outras palavras, é um conjunto de técnicas para a construção de um produto ou serviço (o quê?), que atenderá a uma necessidade humana (por quê?) de um público definido (quem?), no lugar certo (onde?), no momento certo (quando?) e por um valor que gere vantagem para a empresa e consumidores (quanto?). Ou seja, VENDA!
Podemos dizer que essa é a área responsável pelo planejamento estratégico das ofertas de produtos e ou serviços que se adequem às expectativas e necessidades de seu público-alvo para o alcance as metas traçadas; sendo um dos conceitos mais conhecidos e explorados pelos profissionais desta área “os 4 Ps do marketing” — Produto, Preço, Praça e Promoção.
Esse importante alicerce abrange tudo aquilo que é oferecido aos clientes, e isso inclui também os serviços. Do design à assistência técnica. Dos atributos físicos e não físicos aos problemas que ele resolve.
Aqui, entram os pontos de venda pelos quais você pode chegar no seu consumidor, ou seja, onde o seu produto será disponibilizado, incluindo também estratégias de frete, logística e cobertura de distribuição. Uma boa praça compreende e atua onde seus clientes estão, independentemente de esses canais serem on-line e off-line.
Não vamos nos aprofundar em táticas de precificação, porém é importante dizer que, para além dos custos com matéria prima, produção, logística, concorrência e condições de pagamento, o preço compreende a proposta de valor ofertada pelo produto. Convenhamos, quanto maior é a percepção de valor do produto, mais o consumidor se dispõe a pagar.
Antes de tudo, a promoção dos 4 Ps nada tem a ver com os descontos no preço do seu produto. Pelo contrário, esta promoção vem promover, ou seja, é a comunicação da sua marca para o seu público, melhor ainda, a divulgação. O famoso “o que não é visto não é lembrado”, saca?
Para isso, são utilizadas diversas estratégias para estimular e instigar a demanda pelo que você oferece, como a publicidade.
A publicidade é uma ferramenta de comunicação que tem como objetivo despertar o desejo de compra, incentivar o consumo, levando ao conhecimento do público-alvo (definido pelo marketing) as informações sobre as marcas, seus produtos ou serviços.
Para isso, a publicidade se utiliza de diversas técnicas para compreensão de comportamentos e valores sociais, visando à criação de tendências que favoreçam o consumo, tornando pública a mensagem desejada através dos meios de comunicação que tenham maior penetração nos públicos desejados (como?).
Perceba como as responsabilidades e atribuições ficam muito bem-definidas:
O marketing exige entendimento e domínio profundo da empresa e de seus produtos ou serviços, bem como o controle sobre suas formas e atributos.
Dessa maneira, o marketing jamais deve ser atribuído a outro responsável que não seja a própria empresa, pois esse conjunto de competências e responsabilidades faz parte do negócio em si, e sua gestão deve permanecer dentro dela.
Já a publicidade consiste em técnicas de comunicação para levar ao conhecimento do público desejado as informações necessárias para a geração de valor para a marca, resultando em um movimento de reconhecimento, desejo e aumento de demanda pelo produto ou serviço ofertado.
Sendo assim, para essa função são necessários profissionais que entendam profundamente dos meios de comunicação e das melhores práticas e estratégias para conectar um produto ou serviço a um determinado público.
Embora devam conhecer profundamente o negócio e o que está sendo ofertado, devem manter seu foco no domínio das ferramentas e estratégias de comunicação para geração de resultado e alcance dos objetivos definidos pelo marketing.
A inversão ou ampliação das responsabilidades e atribuições das equipes que atuam em cada uma dessas frentes (marketing e publicidade), uma em direção à outra, desvirtuará sua função original pela falta do domínio técnico e operacional necessário para a execução das atividades inerentes a cada uma das frentes, gerando perda de foco em suas atividades originais.
Empresas que descobrem como explorar esses dois combustíveis em harmonia conseguem acelerar os resultados rapidamente.
Em um exemplo simples, teríamos uma área de marketing imersa com a rotina da empresa e focada em entender suas questões operacionais, canalizando seus esforços para a conexão entre os direcionamentos estratégicos do marketing e a construção de um planejamento de comunicação para o alcance das metas e objetivos traçados.
E a bombordo teríamos a agência de publicidade, estudando o mercado e a comunicação com seus clientes para construção de táticas que resultem em mais vendas.
Estamos falando de um parceiro extremamente estratégico e preparado para dar um boost no planejamento estipulado, alcançando melhores resultados, e mais rapidamente, para o seu negócio.
Ao contar com uma agência de publicidade, você tem:
Fora a riqueza de experiência e conhecimento que uma agência de publicidade traz para a mesa.
Bacana, não é mesmo? Se o conteúdo de hoje foi útil para você, aproveite e compartilhe com seus colegas de equipe. Assim, eles também ficam sobre qual é a diferença entre marketing e publicidade.
Nós nos vemos em breve 🙂