Qual é a diferença entre marketing e publicidade?

5.junho

Agência da 4Buzz

Apesar de caminharem lado a lado e serem aliados em qualquer estratégia de comunicação, os conceitos são bem diferentes.

Cada área tem suas singularidades e, mesmo que individualmente apresentem potencial de sucesso, é somente em sinergia que trarão resultados extraordinários para a sua empresa.

Quer tirar de letra esses dois conceitos e saber como trabalhá-los juntos? Então continue a leitura e descubra qual é a diferença entre marketing e publicidade (e muito mais!).

O que é marketing?

Basicamente, o marketing é um compilado de estratégias de um produto ou serviço, seus atributos e características que visam a atender a uma necessidade ou demanda de um determinado público.

Em outras palavras, é um conjunto de técnicas para a construção de um produto ou serviço (o quê?), que atenderá a uma necessidade humana (por quê?) de um público definido (quem?), no lugar certo (onde?), no momento certo (quando?) e por um valor que gere vantagem para a empresa e consumidores (quanto?). Ou seja, VENDA!

Podemos dizer que essa é a área responsável pelo planejamento estratégico das ofertas de produtos e ou serviços que se adequem às expectativas e necessidades de seu público-alvo para o alcance as metas traçadas; sendo um dos conceitos mais conhecidos e explorados pelos profissionais desta área “os 4 Ps do marketing” — Produto, Preço, Praça e Promoção.

Quais são os 4 Ps do marketing?

Produto

Esse importante alicerce abrange tudo aquilo que é oferecido aos clientes, e isso inclui também os serviços. Do design à assistência técnica. Dos atributos físicos e não físicos aos problemas que ele resolve.

Praça

Aqui, entram os pontos de venda pelos quais você pode chegar no seu consumidor, ou seja, onde o seu produto será disponibilizado, incluindo também estratégias de frete, logística e cobertura de distribuição. Uma boa praça compreende e atua onde seus clientes estão, independentemente de esses canais serem on-line e off-line.

Preço

Não vamos nos aprofundar em táticas de precificação, porém é importante dizer que, para além dos custos com matéria prima, produção, logística, concorrência e condições de pagamento, o preço compreende a proposta de valor ofertada pelo produto. Convenhamos, quanto maior é a percepção de valor do produto, mais o consumidor se dispõe a pagar.

Promoção

Antes de tudo, a promoção dos 4 Ps nada tem a ver com os descontos no preço do seu produto. Pelo contrário, esta promoção vem promover, ou seja, é a comunicação da sua marca para o seu público, melhor ainda, a divulgação. O famoso “o que não é visto não é lembrado”, saca?

Para isso, são utilizadas diversas estratégias para estimular e instigar a demanda pelo que você oferece, como a publicidade.

O que é publicidade?

A publicidade é uma ferramenta de comunicação que tem como objetivo despertar o desejo de compra, incentivar o consumo, levando ao conhecimento do público-alvo (definido pelo marketing) as informações sobre as marcas, seus produtos ou serviços.

Para isso, a publicidade se utiliza de diversas técnicas para compreensão de comportamentos e valores sociais, visando à criação de tendências que favoreçam o consumo, tornando pública a mensagem desejada através dos meios de comunicação que tenham maior penetração nos públicos desejados (como?).

Qual é a diferença entre marketing e publicidade?

Perceba como as responsabilidades e atribuições ficam muito bem-definidas:

O marketing exige entendimento e domínio profundo da empresa e de seus produtos ou serviços, bem como o controle sobre suas formas e atributos.

Dessa maneira, o marketing jamais deve ser atribuído a outro responsável que não seja a própria empresa, pois esse conjunto de competências e responsabilidades faz parte do negócio em si, e sua gestão deve permanecer dentro dela.

Já a publicidade consiste em técnicas de comunicação para levar ao conhecimento do público desejado as informações necessárias para a geração de valor para a marca, resultando em um movimento de reconhecimento, desejo e aumento de demanda pelo produto ou serviço ofertado.

Sendo assim, para essa função são necessários profissionais que entendam profundamente dos meios de comunicação e das melhores práticas e estratégias para conectar um produto ou serviço a um determinado público.

Embora devam conhecer profundamente o negócio e o que está sendo ofertado, devem manter seu foco no domínio das ferramentas e estratégias de comunicação para geração de resultado e alcance dos objetivos definidos pelo marketing.

A inversão ou ampliação das responsabilidades e atribuições das equipes que atuam em cada uma dessas frentes (marketing e publicidade), uma em direção à outra, desvirtuará sua função original pela falta do domínio técnico e operacional necessário para a execução das atividades inerentes a cada uma das frentes, gerando perda de foco em suas atividades originais.

Marketing e publicidade em sinergia, é possível?

Empresas que descobrem como explorar esses dois combustíveis em harmonia conseguem acelerar os resultados rapidamente.

Em um exemplo simples, teríamos uma área de marketing imersa com a rotina da empresa e focada em entender suas questões operacionais, canalizando seus esforços para a conexão entre os direcionamentos estratégicos do marketing e a construção de um planejamento de comunicação para o alcance das metas e objetivos traçados.

E a bombordo teríamos a agência de publicidade, estudando o mercado e a comunicação com seus clientes para construção de táticas que resultem em mais vendas.

Estamos falando de um parceiro extremamente estratégico e preparado para dar um boost no planejamento estipulado, alcançando melhores resultados, e mais rapidamente, para o seu negócio.

Ao contar com uma agência de publicidade, você tem:

  • Um time de pessoas atualizadas e envolvidas com as novidades do mercado trabalhando ao seu lado;
  • Otimização de tempo e oportunidade para focar no core business da sua empresa;
  • Acesso a habilidades especializadas.

Fora a riqueza de experiência e conhecimento que uma agência de publicidade traz para a mesa.

Bacana, não é mesmo? Se o conteúdo de hoje foi útil para você, aproveite e compartilhe com seus colegas de equipe. Assim, eles também ficam sobre qual é a diferença entre marketing e publicidade.

Nós nos vemos em breve 🙂