17.março
Por Viviane Pironeli – Redatora na 4Buzz
Aperte o primeiro like quem nunca procurou um produto queridinho no Google e ao abrir o Facebook se deparou com uma oferta dele.
Você se assustou com a coincidência?
E se a gente te dissesse que a magia disso tudo é só o marketing na sua melhor forma?
Por isso, pegue um café e vem com a gente entender direitinho por que atender, conquistar e encantar clientes agora tem novos pilares, os quais você pode aproveitar (e muito) no seu negócio. ?
O que é Marketing Digital – desmistificando o tema
Já ouviu falar sobre Philip Kotler? Ele é conhecido como o pai do marketing e o define como:
“O processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Acontece que muita coisa mudou desde que Kotlher conceituou isso. Em 1967, você que lê este texto provavelmente nem havia nascido (e nem eu!).
A web chegou, o smartphone é praticamente parte da família. E é justamente para aproveitar tamanho fluxo de comunicação que o marketing também se reinventou.
Não à toa, hoje é conhecido como “o novo marketing”.
Em resumo, marketing digital é o bom e velho marketing aplicado em estratégias de divulgação em canais online, que podem ser sites, blogs, portais e redes sociais.
Simples, não é mesmo?
Por que os 4Ps do marketing agora são 8
Existem alguns elementos que são pilares em qualquer estratégia de marketing: Preço, Praça, Produto e Promoção.
Esse “mix de marketing” foi criado por Jerome McCarthy em seu livro “Basic Marketing” que, pasme, é até mais antigo que o de Kotler: 1960!
Preço
Diz respeito a quanto e como será cobrado do cliente
Praça (ou ponto)
Diz respeito aos pontos de contato com seu público-alvo
Produto
Diz respeito àquilo que a empresa vende
Promoção
Diz respeito às estratégias de divulgação da sua empresa.
Portanto, considerar essas variáveis é fundamental para implementar a estratégia de marketing e atingir o público correto para sua marca.
Perceba que mesmo sendo sessentão, o Mix de Marketing é muito utilizado. Mas, como o celular pelo qual você provalemvente está lendo este texto, ele precisou se reinventar e hoje tem mais 4 Ps.
Vamos combinar que, assim como conselho, um bom clichê nunca fez mal a ninguém (ok, conselho talvez tenha feito) e mandar logo um? A Internet transformou o modelo de se fazer negócios… tchãrammm!
Tudo bem que você já havia entendido isso, uma vez que o Brasil é país da América Latina com maior investimento em marketing digital, segundo a Meio Mensagem.
A novidade da evolução é que se antes o foco estava no produto, agora ele está no cliente e nas suas necessidades.
Esse é justamente o berço dos 4 novos Ps:
Pessoas
Diz respeito ao comportamento da sua persona, ou seja, do seu cliente ideal. É imprescindível criar empatia com o seu público-alvo.
Processos
São fluxos de trabalho, procedimentos e metodologias que você deve utilizar para atender, encantar e promover a melhor experiência de usuário para o seu cliente.
Posicionamento
Também chamado de evidência física ou palpabilidade. Esse P diz respeito ao ambiente onde o serviço é prestado ou o produto é vendido e ao posicionamento estratégico dele na comunidade.
Performance
Também conhecida como produtividade e qualidade, diz respeito à forma como se enxerga a atividade, os impactos dela no ambiente em que foi aplicada e de que forma ela realimentará a estratégia.
Para tanto, o primeiro passo é estabelecer KPIs – indicadores chaves- que sua empresa deve acompanhar e perseguir no dia a dia da sua para saber se os outros 7Ps têm sido bem-sucedidos.
LEIA MAIS sobre Performance aqui!
Viu como consumidores e seus desejos agora estão no centro de qualquer estratégia? ?
O conteúdo continua sendo rei, mas como em um tabuleiro de xadrez, quem tem o poder nas mãos agora é mesmo a rainha da coisa toda: a experiência do seu cliente.
E você, como tem investido para que essa experiência com sua marca seja duradora e inesquecível?
Conta pra gente nos comentários e se quiser conhecer mais sobre tudo que o marketing digital pode fazer pelo seu negócio, fale com a 4Buzz clicando neste link.