26.fevereiro
Por Marcelo Godoi, diretor de arte na 4Buzz e Rauane Schiavetto – social media
Transitando entre o real e o abstrato, está um famoso personagem que no mundo conectado ninguém vive sem, por mais que pense viver. Mas quem é ele? Estamos falando do digníssimo design gráfico!
E se você é daquelas pessoas que não veem a mínima importância disso nas redes sociais, me diga: quando você está rolando sua timeline no Facebook, o que mais chama a sua atenção?
Você pode nem perceber, mas automaticamente seus olhos vão ao encontro de uma determinada arte, seja pela cor, pela forma ou pela chamada. Seja qual for esse elemento chamativo, ele está inserido nas artes do design gráfico.
Nas redes sociais ele é algo que anda lado a lado com as estratégias de marketing e pesquisa de campo, pois toda a ideia desenvolvida pode ser perdida se o conteúdo produzido não dialogar com o conteúdo visual.
Aqui adentramos no campo das estratégias de performance (assunto até pra um próximo post) que ganharam destaque com a explosão das redes sociais, lembrando que no caso das empresas o conteúdo é geralmente patrocinado, visando a um melhor retorno.
Essas redes contam com métricas sobre as respostas para os investimentos feitos, bem como de desempenho de campanhas e anúncios, com uma infinidade de dimensões.
Partindo desse ponto, é fácil compreender que com o investimento nas mídias a segmentação fica mais “fácil”, pois é feito com ferramentas de seleção que elas oferecem.
Na prática, é possível exibir o anúncio só para quem vai ter possível interesse de adquirir seu produto ou serviço, tornando o investimento bem mais eficiente.
Entretanto, não é de achismos que o design gráfico na performance vive. Não é apenas pensar que os clientes potenciais já estão ganhos. “Seduzir” um cliente é necessário, visto que antes de ter o produto em si, ele terá todo um processo de desejo dele. E é exatamente aí que entra o design!
O design é o responsável por trazer soluções criativas e sedutoras para as mais diferentes peças
Um bom trabalho gráfico pode trazer reconhecimento por parte dos consumidores, por exemplo, fazendo-os lembrar das cores mais marcantes ou da tipografia que os agrada.
Até 90% das informações transmitidas para o cérebro são, em suma, visuais. Sabendo disso, não é nenhuma surpresa ver que as pessoas respondem diretamente e quase que por instinto a imagens, ou seja, o planejamento tão bem elaborado e aquele briefing tão bonitinho podem ir por água abaixo caso o design falhe.
Além dos benefícios de conversão para reconhecimento da marca, a implementação de um design bem projetado e executado consegue, juntamente à produção de conteúdos e ao planejamento, um engajamento maior.
O resultado disso é a conversão em leads e clientes potenciais, ou seja, se combinar direitinho ainda dá para economizar no investimento e aumentar os lucros.
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