7 passos para ter um ótimo relacionamento com o cliente

11.outubro

Agência da 4Buzz

Por Leonardo Milani – Redator da 4Buzz

Você já sabe que quem se relaciona com o cliente desempenha o papel de cartão de visitas da empresa. Mas, talvez você ainda não tenha percebido que a experiência de um consumidor com o seu negócio é definida pelas habilidades e pela qualidade do suporte que ele recebe dessas pessoas.

E você, como gestor quer ter certeza de que sua equipe mantenha um ótimo relacionamento com o cliente, garantindo que ele saiba do talento e engajamento dos seus colaboradores.  

01 – Tenha as costas largas

Lidar com um cliente pressupõe uma relação complicada, que é uma mistura de poder, dever e valor econômico. Essa dinâmica culmina na velha máxima de que o cliente sempre tem razão, mesmo que não tenha.

Ter a capacidade de lidar com feedback negativo, com a culpa e engolir o orgulho são características do profissional que sabe relacionar-se bem com seus clientes.

02 – Admita os seus erros

Vale também quando você os descubra antes do próprio cliente. Essa é uma forma de obter controle novamente da situação, ganhar confiança, reconstruir a sua credibilidade na visão do cliente e resolver a questão saindo por cima. A honestidade é uma coisa bonita.

Porém, no item a seguir contamos uma forma de você se antecipar o máximo possível a esses erros.

03 – Observe todos os pontos de contato

Uma experiência ruim com um cliente em qualquer estágio do ciclo de vida dele pode significar um dano difícil de reparar. É por isso é recomendável ser vigilante para que ele tenha uma experiência satisfatória com o atendimento durante todo o tempo em que estiver em contato com a sua empresa.

Isso dá a você um panorama daquela customer experience e permite avaliar em quais pontos a equipe de atendimento pode estar deixando a bola cair.

04 – Crie comunidades

Trazer os clientes para perto de você também é uma maneira de melhorar o seu relacionamento com eles. As redes sociais são uma alternativa óbvia para isso, mas você pode fazê-lo através de webinars, eventos e outros tipos de ferramentas interativas.

É uma boa oportunidade aprender mais sobre o comportamento do seu cliente e refinar o seu atendimento baseado nesses dados.

05 – Tenha um canal eficiente de feedback

Um canal rápido, acessível e anônimo encoraja os seus clientes a enviarem feedback. Uma forma legal de ter essas informações é enviar por e-mail um pequeno questionário objetivo ou avaliando quesitos de 0 a 10, partindo de algumas perguntas bem formuladas.

É um esforço que realmente vale a pena, pois é onde permite identificar quais pontos de contato estão apresentando resultados inferiores. Também evita que desconfortos ou insatisfações não externadas acabem explodindo lá na frente.

E além de tudo isso, seus clientes vão ficar satisfeitos em saber que a opinião deles conta e que você está sempre disposto a melhorar seu atendimento, não importando que ele já seja excelente.

06 – Pratique e domine a escuta ativa

A escuta ativa é uma técnica de boa comunicação interpessoal, usada para transmitir confiança, refletindo os sentimentos do interlocutor. É uma forma de demonstrar empatia, parafraseando o feedback de um cliente com frases como: “eu entendo por que você se sentiu dessa forma”.

Essa é uma prática que deve ser levada para a vida!

07 – Seja empático sempre

Você já sabe que existem vários tipos de clientes – os que já chegam alterados, os que vem cheios de perguntas, os educados, os mal-intencionados.

Reconhecer e afirmar o estado emocional de cada um deles consiste em demonstrar empatia, entendo suas expectativas e desenvolvendo a melhor forma de passar segurança.

Isso requer se colocar no lugar de todos eles, lidando com essa pluralidade humana na hora de traçar suas estratégias e manter nivelado o patamar do atendimento.

Manter um bom relacionamento com o cliente é como manter qualquer outro relacionamento: com diálogo, respeito, personalidade, criatividade e muito trabalho.

Esteja sempre ao lado dos seus clientes, assim como a 4Buzz está dos nossos!

Compartilhe o post com os seus amigos e até a próxima!

 

 

 

Posts relacionados:

branding cases de sucesso

16.março. por Felipe Lima

Tom de voz: entenda o poder do posicionamento e identidade da sua...

Corre aqui e entenda como uma comunicação bem-alinhada ao perfil de seu público e com os valores de sua empresa impacta...

Ver mais
branding criação performance

12.novembro. por Rafaell Ribeiro

Design Thinking: inovação na hora de criar solução

Desenvolvida na Universidade Stanford, Design Thinking é uma abordagem prática e interativa entre pessoas com diferentes conhecimentos, ou seja, de diversas...

Ver mais
branding criação

15.maio. por Rafaell Ribeiro

Nossos clientes e as criações durante a quarentena

A pandemia do novo coronavírus afastou as pessoas das ruas e as aproximou do mundo virtual. Quando o período de quarentena...

Ver mais
branding criação

17.maio. por Leonardo Vituri

Quais marcas estamos deixando nas pessoas?

Conscientemente ou não, impactamos pessoas em nossas trajetórias, seja por nossas criações, presença, talento, defeitos, ideias, seja lá o que for.

Ver mais