11.outubro
Por Leonardo Milani – Redator da 4Buzz
Você já sabe que quem se relaciona com o cliente desempenha o papel de cartão de visitas da empresa. Mas, talvez você ainda não tenha percebido que a experiência de um consumidor com o seu negócio é definida pelas habilidades e pela qualidade do suporte que ele recebe dessas pessoas.
E você, como gestor quer ter certeza de que sua equipe mantenha um ótimo relacionamento com o cliente, garantindo que ele saiba do talento e engajamento dos seus colaboradores.
Lidar com um cliente pressupõe uma relação complicada, que é uma mistura de poder, dever e valor econômico. Essa dinâmica culmina na velha máxima de que o cliente sempre tem razão, mesmo que não tenha.
Ter a capacidade de lidar com feedback negativo, com a culpa e engolir o orgulho são características do profissional que sabe relacionar-se bem com seus clientes.
Vale também quando você os descubra antes do próprio cliente. Essa é uma forma de obter controle novamente da situação, ganhar confiança, reconstruir a sua credibilidade na visão do cliente e resolver a questão saindo por cima. A honestidade é uma coisa bonita.
Porém, no item a seguir contamos uma forma de você se antecipar o máximo possível a esses erros.
Uma experiência ruim com um cliente em qualquer estágio do ciclo de vida dele pode significar um dano difícil de reparar. É por isso é recomendável ser vigilante para que ele tenha uma experiência satisfatória com o atendimento durante todo o tempo em que estiver em contato com a sua empresa.
Isso dá a você um panorama daquela customer experience e permite avaliar em quais pontos a equipe de atendimento pode estar deixando a bola cair.
Trazer os clientes para perto de você também é uma maneira de melhorar o seu relacionamento com eles. As redes sociais são uma alternativa óbvia para isso, mas você pode fazê-lo através de webinars, eventos e outros tipos de ferramentas interativas.
É uma boa oportunidade aprender mais sobre o comportamento do seu cliente e refinar o seu atendimento baseado nesses dados.
Um canal rápido, acessível e anônimo encoraja os seus clientes a enviarem feedback. Uma forma legal de ter essas informações é enviar por e-mail um pequeno questionário objetivo ou avaliando quesitos de 0 a 10, partindo de algumas perguntas bem formuladas.
É um esforço que realmente vale a pena, pois é onde permite identificar quais pontos de contato estão apresentando resultados inferiores. Também evita que desconfortos ou insatisfações não externadas acabem explodindo lá na frente.
E além de tudo isso, seus clientes vão ficar satisfeitos em saber que a opinião deles conta e que você está sempre disposto a melhorar seu atendimento, não importando que ele já seja excelente.
A escuta ativa é uma técnica de boa comunicação interpessoal, usada para transmitir confiança, refletindo os sentimentos do interlocutor. É uma forma de demonstrar empatia, parafraseando o feedback de um cliente com frases como: “eu entendo por que você se sentiu dessa forma”.
Essa é uma prática que deve ser levada para a vida!
Você já sabe que existem vários tipos de clientes – os que já chegam alterados, os que vem cheios de perguntas, os educados, os mal-intencionados.
Reconhecer e afirmar o estado emocional de cada um deles consiste em demonstrar empatia, entendo suas expectativas e desenvolvendo a melhor forma de passar segurança.
Isso requer se colocar no lugar de todos eles, lidando com essa pluralidade humana na hora de traçar suas estratégias e manter nivelado o patamar do atendimento.
Manter um bom relacionamento com o cliente é como manter qualquer outro relacionamento: com diálogo, respeito, personalidade, criatividade e muito trabalho.
Esteja sempre ao lado dos seus clientes, assim como a 4Buzz está dos nossos!
Compartilhe o post com os seus amigos e até a próxima!