A importância das referências em um processo criativo

8.novembro

Agência da 4Buzz

*Por Guilherme França – Diretor de Criação da 4Buzz

 

 

Pra você que sempre teve a vontade de perguntar a um publicitário “de onde vem a criatividade?” explicamos: ela faz parte da nossa loteria genética, ou seja, nasce com a gente. Mas, sabe aquela máxima de que um bom trabalho depende de 10% de inspiração e 90% de transpiração? Isso também é verdade.

Parte desse esforço está na busca por referências, que aliás é diária, necessária e constante. Um diretor de arte como eu, por exemplo, sempre tem no radar um leque de sites, galerias e artes que ele utiliza para auxiliar no processo criativo.

Na construção de um layout, uma arte, um KV ou uma identidade visual, tudo é feito por etapas. A primeira, e essencial, é o famoso “briefing”, que traz as coordenadas iniciais que são informações colhidas com o próprio cliente.

LEIA TAMBÉM: Design Thinking: despertando gatilhos criativos

Briefing – mas afinal o que é isso?

É um documento com todos os dados que o cliente fornece a uma agência ou a um publicitário autônomo para que se desenvolva um bom trabalho de acordo com as expectativas dele.

Um bom briefing deve conter as seguintes informações:

 

  • Detalhes sobre o produto do cliente
  • Como está o panorama atual onde ele atua
  • Como é o perfil do seu consumidor
  • Quais são os objetivos da empresa
  • Quais são os objetivos do cliente, etc

Brifando a criação

Agora que você já foi apresentado a esse documento, vamos voltar às referências. De posse do famoso briefing, vêm as perguntas: como começar? Qual fonte usar? Qual tipo de traço é melhor?

É justamente aí que entram as referências! As boas conseguem estimular, instigar e despertar a criatividade.

Elas são uma espécie de ponte que a mente atravessa para entrar em ação e interpretar os direcionamentos, dar vida e pensar em soluções atrativas, coerentes e que satisfaçam ao desejo do cliente.

Fontes, mockups, templates… é sempre bom ter um arsenal de sites, vídeos, livros (e boas xícaras de café) pra que coisas incríveis comecem a tomar forma.

Eu separei alguns para você anotar na agenda e recorrer sempre que um novo job aparecer. A vasta gama de possibilidades nesses conteúdos pode servir de base e inspiração para o seu novo projeto.

Bora anotar?

https://graphicriver.net – site para templates prontos para compra somente para referência.
https://material.io – esse site explica em detalhes o material design. Está em inglês, o que é muito bom para te incentivar a aprender um novo idioma. ?
https://graphicburger.com – site com mockups e templates free.
https://waltermattos.com/biblioteca/ – biblioteca com livros e sites de Walter Mattos.
https://www.behance.net – tem portfolios do mundo todo para referência!
https://www.shutterstock.com/home – site de imagens pagas.
https://befonts.com – esse é de fontes free
https://www.dafont.com/pt/ – e esse também.

 

Se você gostou do post, aproveite e compartilhe em suas redes sociais. Até a próxima!