Por que os CSS’s da vida me encantam?

17.dezembro

Agência da 4Buzz

*Por Angela Leite – Desenvolvimento web na 4Buzz

 

 

Pensei um milhão de vezes sobre como começar este texto, mas foi totalmente em vão… E aqui estou eu novamente com uma dúvida imensa sobre o que falar no blog nosso de cada dia…

Logo, olhei pela janela, na verdade uma vidraça, bem em frente à minha mesa (porque aqui o visual é nota 10), e pronto! Tá aí: tudo colorido, com uma linda mangueira, no meu doce dezembro, carregada de frutas rosadas ainda por madurar. E as nuvens? Todas correndo para a esquerda como um efeitozinho de Javascript, ops… Tá aí, tudo dançando conforme a música: os Css’s da vida me encantam!

 

Mas afinal, o que é esse tal de CSS?

O Cascading Style Sheets (CSS) é uma “folha de estilos” composta por “camadas” e utilizada para definir a apresentação (aparência) em páginas da internet que foram criadas com linguagens de marcação (HTML). O CSS define como serão exibidos os elementos contidos no código de uma página da internet.

A expressão “cascata” denota que é possível usar mais de um documento CSS para criar o estilo visual de uma página na web.

 

Apontando as coisas:

 

O site pronto

Isso que você vê, meu amigo, não é somente um desenho feito em Photoshop, mas o site pronto e já programado, com painel administrativo e tudo. E pra chegar até aqui precisamos passar pelo caminho das lindas e brilhantes pedras: o html + css!

 

O esqueleto do site: o famoso HTML

Toda a estrutura de um site depende de uma base sólida, bem organizada, com seus nomes (classes) e identidades (ID’s) bem definidas, pois é a partir desse contexto que teremos um site estático ou cheio de efeitos, dependendo do que o cliente deseja.

Lembre-se, tudo que começa bem, termina bem.

 

LEIA TAMBÉM sobre Gestalt e comunicação

 

O lindo CSS!

Não que eu esteja menosprezando as outras etapas de um site, como definição do projeto, mapa, desenho do layout em algum programa de edição de imagens, mas o CSS é que o torna a coisa mais linda da nossa existência! ? É ele que dá, não só a cara do projeto, mas maquia, passa blush e faz delineado de gatinho.

No CSS é que definimos onde ficam localizados todos os elementos de um site, as cores, tamanho de fontes, como elas vão se comportar em cada resolução de telas e celulares e etc.

Sem mesmo falar de Javascript (que é quem define os efeitos de movimentos), veja como é poderoso esse “grande pequeno notável”.

Essa é a base que um programador Front-end precisa saber para crescer em outras tecnologias que, inclusive, já vêm nascendo e inundando o mercado da programação web.

Uma delas, que utilizo, é o framework Bootstrap. Eu o adotei há alguns anos e é ele que sempre está no topo da minha lista. Bom, mas essa é uma outra história para um novo post.

Te espero em breve!

Posts relacionados:

branding criação performance

12.novembro. por Rafaell Ribeiro

Design Thinking: inovação na hora de criar solução

Desenvolvida na Universidade Stanford, Design Thinking é uma abordagem prática e interativa entre pessoas com diferentes conhecimentos, ou seja, de diversas...

Ver mais
branding criação

15.maio. por Rafaell Ribeiro

Nossos clientes e as criações durante a quarentena

A pandemia do novo coronavírus afastou as pessoas das ruas e as aproximou do mundo virtual. Quando o período de quarentena...

Ver mais
branding criação

17.maio. por Leonardo Vituri

Quais marcas estamos deixando nas pessoas?

Conscientemente ou não, impactamos pessoas em nossas trajetórias, seja por nossas criações, presença, talento, defeitos, ideias, seja lá o que for.

Ver mais