7.maio
Por Fabiane Lenharo – Redatora na 4Buzz
O Festival de Criatividade de Cannes – Cannes Lions International Festival of Creativity – se aproxima e alimenta o sonho de todo publicitário: conquistar um leão para chamar de seu.
Este ano, a maior premiação da publicidade será entre os dias 20 e 24 de junho e deve reunir profissionais da propaganda do mundo inteiro em Cannes, na França.
Não existe uma fórmula pronta para conquistar a tão cobiçada estatueta. A cada ano, uma nova equipe de jurados avalia as peças. Além disso, não é possível prever o nível de qualidade das peças com que se concorre, o que aumenta ainda mais as expectativas dos concorrentes.
Sabemos que para levar os leões para a casa, é necessário ir além da qualidade técnica. Por isso, selecionamos cases de sucesso de agências brasileiras, muito aclamados em edições passadas do Festival de Cannes.
Veja a seguir as 7 reações que as campanhas conseguiram despertar no público e jurados.
A maior Parada LGBTQIA+ do mundo acontece todos os anos na Avenida Paulista. Mas durante o período de pandemia, os brasileiros tiveram de reinventar os eventos externos. Foi na dificuldade que o Mercado Livre encontrou uma oportunidade de criar uma experiência virtual diferenciada, capaz de levar o público para a Parada, mesmo que virtualmente. Foi então que nasceu a Parada no Feed, uma ação que consistia em convidar as pessoas a marcarem-se na foto oficial da ação – que mostrava a Avenida Paulista vazia. Ao final, boa parte dos participantes tiveram seu @ divulgado em um clipe especial da cantora Gloria Groove. O resultado: um enorme engajamento e a aprovação imediata do público. A ação é assinada pela Gut.
Premiação: Grand Prix de Entertainment for Music e, 1 ouro em Mobile. Cannes 2021.
Uma campanha premiada em 2014, mas que ainda está bem presente na memória dos brasileiros. Claro que estamos falando da Boneca Nivea, que chamou a atenção das crianças para a importância do uso de protetor solar. Durante a ação, mães e filhos foram abordados em praias do Rio de Janeiro. Promotoras explicavam para as crianças sobre a ação do Nivea Sun Kids e, ao final, presenteavam os pequenos com bonecos que ficam com a pele vermelha quando expostos ao sol. A ação é assinada pela agência FCB Brasil.
Premiação: Grand Prix, Cannes 2014, categoria Mobile
Tocar o coração do expectador é o sonho de toda marca, e a AlmapBBDO cumpriu com este feito, no Projeto Magic Words HP Inc., realizado para a HP. Os protagonistas foram as pessoas analfabetas no Brasil. Além de chamar a atenção para um problema social grave, o filme emociona ao dar visibilidade e voz a este público e suas necessidades de comunicação. Além do vídeo emocionante, a ação gerou também um livro com 30 histórias contadas por quem não sabe ler e nem escrever. Difícil segurar as lágrimas.
Premiação: Ouro e bronze em Cyber, bronze em Design Books, bronze em Design Copywriting; Cannes 2016.
Quando a marca vai além de uma ação promocional e lança um serviço de utilidade pública, a propaganda passa a ser um instrumento social. Foi o caso do ReclameAqui, que lançou o serviço VigieAqui, um pluglin que informa aos brasileiros o histórico processual de políticos acusados de corrupção. A campanha “Detector de corrupção”, foi lançada pela Grey.
Premiação: Grand Prix de Mobile, 1 bronze na mesma categoria; e prata e bronze em Brand Experience & Activation; Cannes 2018.
Uma parceria entre um rapper e uma plataforma de música para lançar um videoclipe que incentiva o silêncio. Poderia ser contraditório, mas o Emicida e a Deezer conseguiram propor uma reflexão diferente. O filme convida as pessoas a silenciarem para ouvir as vozes e sons ao redor, ao invés de prestarem atenção somente em suas próprias convicções e ideias. O videoclipe foi lançado no intervalo do Jornal Nacional e teve uma grande repercussão, graças a qualidade estética aliada à ousadia do projeto. O Silêncio faz parte do projeto musical AmarElo, idealizado pelo rapper. A ação é assinada pela agência AKQA e produtora Saigon.
Premiação: Leão de bronze, Categoria Mídia, Cannes 2021.
Gerar curiosidade é um ótimo tempero para campanhas de sucesso. Foi assim com a ação “Tagwords”, da Africa para Budweiser. Essa é uma das mais premiadas e o seu sucesso vem da dinâmica: peças expostas nas ruas com mensagens pouco reveladoras, que instigavam as pessoas a pesquisarem no Google termos como “1969, músicos, sessões, Budweiser“. O resultado das buscas eram imagens de cantores muito famosos, como Mick Jagger e Keith Richards, dos Rolling Stones, segurando latas de Budweiser na data indicada. Além de despertar a curiosidade, a ação mostra a relevância da marca na música ao longo das décadas.
Premiação: GP e ouro em Print, ouro e dois de prata em Direct, prata em Media e prata em Outdoor. Cannes 2018.
A arte de contar uma boa história fez da Salla 2032 a campanha brasileira mais premiada em Cannes no ano passado. No filme, produzido pela Africa para House of Lapland, um cenário futurista é lançado. A história envolvente nos transporta para uma realidade fria, em plenos Jogos de Verão de 2032 e, apesar dos obstáculos congelantes, a prática de esportes se sobressai.
Premiação: Grand Prix de Entertainment for Sport, 3 Ouros (2 em PR e 1 em Direct) e 3 Bronzes; Cannes 2021.
O Festival de Cannes chega à sua 75ª edição e mantém o prestígio de ser a maior e mais importante premiação da propaganda mundial.
Este ano, ocorre entre os dias 20 e 24 de junho, reunirá os mais talentosos profissionais de propaganda do mundo em Cannes, França.
Ao todo, serão premiadas 29 categorias, que premiam as melhores peças com Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze.
Funciona assim: durante um período, agências do mundo inteiro podem inscrever as suas peças, que são julgadas por um júri técnico composto por publicitários dos países com maior participação em inscrição de peças no festival.
O Brasil tem um longo histórico de destaque em Cannes, chegando a figurar entre os três países mais premiados em várias das edições. Também costumam ser destaques no festival: Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e Espanha.
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