20.setembro
Rodolfo Vasco | Gerente de Marketing Digital & Performance
Em meio a tantas incertezas que o Brasil vem passando, principalmente no setor econômico, vender na internet é viável? A resposta para essa pergunta pode ser muito mais animadora que muitos pensam.
O segmento de e-commerce há algum tempo deixou de ser uma promessa para se tornar uma realidade na vida das pessoas e uma fonte de geração de riquezas para muitos brasileiros.
Segundo a ABRADI (Associação Brasileira das Agências Digitais), o mercado digital, especificamente o e-commerce, remou contra essa maré. Cresceu 12% em relação a 2016, com mais de 59 bilhões de faturamento e 2018 não está sendo diferente.
As previsões apontam para 15% de crescimento até o final do ano, seguindo nos dois dígitos e se aproximando dos 69 bilhões de faturamento.
Embora o Brasil tenha uma infinidade de portais de vendas nacionais e globais, as pesquisas mostram que a maior parte desse crescimento apontado se deve à atuação de lojas virtuais de pequeno e médio porte – é aí que você se encaixa!
Quem começa um novo negócio tem muitas ideias e normalmente pouca prática, e se não forem bem direcionadas, cometem erros que levam o negócio ao fracasso. Esse fracasso está ligado a operação (que envolvem N variáveis), e não às características do mercado em si.
Planeje cada passo dado e só aumente a velocidade quando a etapa anterior estiver concluída. Saiba onde está “pisando” – estude, pesquise! Como gestor de marketing e performance com experiência em vários projetos de e-commerce, tenho certeza que um caminho bem desenhado é melhor que a velocidade que você o percorre.
Em resumo, tudo começa com um plano de negócios bem elaborado. O planejamento é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Estudo de mercado, público-alvo e nicho de atuação, análise de concorrência, estratégia de preços, parcerias, fornecedores e toda informação que conseguir levantar é de extrema importância para evitar erros futuros.
Existem diversas plataformas no mercado que atendem vários modelos de negócio. Os mais conhecidos são os chamados SaaS – que fornecem direito ao uso de uma plataforma “pronta”.
Independente do modelo, elas precisam atender aos requisitos básicos de SEO, serem responsivas, terem o pensamento “mobile first”, possibilitarem alterações na parte visual, possuírem um checkout seguro e transparente, integrações com ERPs, marketplaces, etc.
Erros na logística geram insatisfação para seus clientes e encarecem demais o produto final, o que pode levar o negócio a falência. Permita várias opções de entregas e determine as datas corretamente. Não esqueça de calcular imprevistos. Você pode optar por usar os Correios ou transportadoras terceirizadas.
Entenda que conteúdo no e-commerce é visual: desde os banners, fotos dos produtos, até os chamados botões de ação. Essa parte tem influência direta nas vendas!
Construa uma identidade visual agradável, garanta a riqueza nas informações dos produtos, descrições detalhadas, imagens trabalhadas com várias opções para visualização do produto, cores, tamanhos, etc.
Ofereça para seu cliente várias formas de pagamento. Para isso, garanta que sua plataforma tenha integração com os principais meios utilizados no mercado.
Aqui é a hora de vender seus produtos. Invista nos canais que fazem mais sentido para seu negócio, utilize as mídias digitais, gere conteúdos relevantes – anuncie! Use os dados coletados para direcionar seus esforços, cuide da parte de atendimento pré e pós-venda com carinho, mantenha um CRM atualizado e acompanhe a operação diariamente.
Claro que não devemos nos limitar a apenas isso. O mundo das lojas virtuais está em constante evolução e a cada dia novas plataformas surgem para ajudar os negócios a venderem mais. Conte conosco para ajudar seu negócio a decolar.