Onde entra o marketing de performance em uma agência?

5.junho

Agência da 4Buzz

Um atributo que inicialmente servia como método de avaliação estratégica das agências acabou dando origem a um departamento que vem se inserindo nas estruturas mais avançadas, o marketing de performance.

A metodologia que foca na entrega e otimização dos resultados, por meio de ações bem mensuradas, traz efetividade comprovada, principalmente quando pensamos na conversão de leads.

Neste blog post, você vai entender o importante papel da performance numa agência e seus principais benefícios.

Mas antes vamos recapitular a essência do conceito. 😀

O que é marketing de performance?

Podemos dizer que o marketing de performance cumpre um dos requisitos primordiais do marketing: gerar vendas e lucro financeiro. E a metodologia faz isso, uma vez que todas as suas ações são focadas em resultado a partir da análise de dados.

Através de métricas bem específicas e detalhadas, os profissionais dessa área conseguem identificar se o investimento feito no digital está dando o retorno esperado (ROI).

Embora seja muito ligado às estratégias digitais, o marketing de performance pode ser aplicado a qualquer iniciativa de comunicação, sendo responsável pelo planejamento e pela execução de campanhas projetadas para gerar resultados específicos e orientados.

Não dá para apenas destinar um orçamento, cruzar os dedos e torcer para ser o que Deus quiser. Você vai precisar acompanhar os resultados dessa ação – saber quantas pessoas foram impactadas com o seu anúncio, quantas delas visitaram sua loja e quantas concluíram a compra – e desta forma, saber se o valor investido teve o retorno esperado.

Numa visão ainda mais aprofundada, é extremamente funcional e estratégico entender qual criativo deu certo e qual não repercutiu o resultado desejado.

De qual região veio aquela compra, qual a idade do comprador e até mesmo quais foram as páginas mais acessadas do seu site. De maneira geral, tudo isso nos permite confirmar se estamos atingindo o público certo e aplicar melhorias.

O departamento de performance pode ser mais presente em canais digitais, mas seu maior objetivo é trabalhar em estreita colaboração com outros departamentos da agência, como os departamentos de criação e planejamento de mídia, para desenvolver e executar campanhas integradas que alcancem os resultados desejados.

O que faz a área de performance?

Ainda que ausente na maioria das agências, esse departamento geralmente se concentra em estratégias de marketing orientadas a dados e resultados e usa métricas e análises para medir a eficácia das campanhas e fazer otimizações.

As principais responsabilidades do departamento de performance dentro de uma agência de comunicação e marketing incluem:

Planejamento e estratégia de campanha

Trabalhará com os clientes para entender suas metas e objetivos e, em seguida, desenvolverá um plano estratégico para atingir essas metas por meio de campanhas de publicidade.

Execução da campanha

Será responsável pelo gerenciamento diário das campanhas, incluindo a configuração e o gerenciamento de contas de publicidade, criação e execução de anúncios e monitoramento de desempenho.

Apesar de ser responsabilidade da área de planejamento e compra de mídia, a performance promovida pelas ações não digitais deverá ser considerada no painel geral de resultados, onde será realizada a análise de relatórios para medir a eficácia das campanhas e fazer otimizações para melhorar o desempenho geral  da estratégia de comunicação.

Gerenciamento de orçamento

Juntamente com o departamento de planejamento e mídia, a performance trabalhará com os clientes para determinar o orçamento de cada campanha e garantir que seja investido da maneira mais eficaz para alcançar os resultados desejados.

Considerando a característica da performance de realizar movimentos alocando a menor energia necessária, uma das premissas mais valiosas da metodologia de performance é a análise parcial dos dados para antecipação da tomada de decisão. Dessa forma, podemos explorar duas condições:

  • Evitar investimentos em ações que demonstraram baixo resultado, preservando o orçamento para iniciativas com maior potencial;
  • Potencializar investimentos em ações que estejam apontando uma curva crescente inesperada.

Assim, o departamento de performance testará e otimizará continuamente as campanhas para melhorar os resultados e garantir que o cliente obtenha o melhor retorno possível do investimento.

Benefícios do marketing de performance

Uma performance bem-executada entrega dados em tempo real, para que as ações sejam realizadas no momento certo, sem perder o timing do mercado.

Além de facilitar a tomada de decisão, o marketing de performance acelera o valor das informações, elevando, inclusive, a vantagem competitiva.

Logo, o marketing de performance dará um boost nos seus resultados, principalmente quando comparado a estratégias orgânicas.

Fora isso, a metodologia favorece a proximidade e compressão do público-alvo, o que permite otimizações e melhorias constantes.

Se este conteúdo te ajudou a entender mais sobre o assunto, aproveite para compartilhar com alguém que também precise deste conhecimento.

Até mais. 🙂