5.junho
Um atributo que inicialmente servia como método de avaliação estratégica das agências acabou dando origem a um departamento que vem se inserindo nas estruturas mais avançadas, o marketing de performance.
A metodologia que foca na entrega e otimização dos resultados, por meio de ações bem mensuradas, traz efetividade comprovada, principalmente quando pensamos na conversão de leads.
Neste blog post, você vai entender o importante papel da performance numa agência e seus principais benefícios.
Mas antes vamos recapitular a essência do conceito. 😀
Podemos dizer que o marketing de performance cumpre um dos requisitos primordiais do marketing: gerar vendas e lucro financeiro. E a metodologia faz isso, uma vez que todas as suas ações são focadas em resultado a partir da análise de dados.
Através de métricas bem específicas e detalhadas, os profissionais dessa área conseguem identificar se o investimento feito no digital está dando o retorno esperado (ROI).
Embora seja muito ligado às estratégias digitais, o marketing de performance pode ser aplicado a qualquer iniciativa de comunicação, sendo responsável pelo planejamento e pela execução de campanhas projetadas para gerar resultados específicos e orientados.
Não dá para apenas destinar um orçamento, cruzar os dedos e torcer para ser o que Deus quiser. Você vai precisar acompanhar os resultados dessa ação – saber quantas pessoas foram impactadas com o seu anúncio, quantas delas visitaram sua loja e quantas concluíram a compra – e desta forma, saber se o valor investido teve o retorno esperado.
Numa visão ainda mais aprofundada, é extremamente funcional e estratégico entender qual criativo deu certo e qual não repercutiu o resultado desejado.
De qual região veio aquela compra, qual a idade do comprador e até mesmo quais foram as páginas mais acessadas do seu site. De maneira geral, tudo isso nos permite confirmar se estamos atingindo o público certo e aplicar melhorias.
O departamento de performance pode ser mais presente em canais digitais, mas seu maior objetivo é trabalhar em estreita colaboração com outros departamentos da agência, como os departamentos de criação e planejamento de mídia, para desenvolver e executar campanhas integradas que alcancem os resultados desejados.
Ainda que ausente na maioria das agências, esse departamento geralmente se concentra em estratégias de marketing orientadas a dados e resultados e usa métricas e análises para medir a eficácia das campanhas e fazer otimizações.
As principais responsabilidades do departamento de performance dentro de uma agência de comunicação e marketing incluem:
Trabalhará com os clientes para entender suas metas e objetivos e, em seguida, desenvolverá um plano estratégico para atingir essas metas por meio de campanhas de publicidade.
Será responsável pelo gerenciamento diário das campanhas, incluindo a configuração e o gerenciamento de contas de publicidade, criação e execução de anúncios e monitoramento de desempenho.
Apesar de ser responsabilidade da área de planejamento e compra de mídia, a performance promovida pelas ações não digitais deverá ser considerada no painel geral de resultados, onde será realizada a análise de relatórios para medir a eficácia das campanhas e fazer otimizações para melhorar o desempenho geral da estratégia de comunicação.
Juntamente com o departamento de planejamento e mídia, a performance trabalhará com os clientes para determinar o orçamento de cada campanha e garantir que seja investido da maneira mais eficaz para alcançar os resultados desejados.
Considerando a característica da performance de realizar movimentos alocando a menor energia necessária, uma das premissas mais valiosas da metodologia de performance é a análise parcial dos dados para antecipação da tomada de decisão. Dessa forma, podemos explorar duas condições:
Assim, o departamento de performance testará e otimizará continuamente as campanhas para melhorar os resultados e garantir que o cliente obtenha o melhor retorno possível do investimento.
Uma performance bem-executada entrega dados em tempo real, para que as ações sejam realizadas no momento certo, sem perder o timing do mercado.
Além de facilitar a tomada de decisão, o marketing de performance acelera o valor das informações, elevando, inclusive, a vantagem competitiva.
Logo, o marketing de performance dará um boost nos seus resultados, principalmente quando comparado a estratégias orgânicas.
Fora isso, a metodologia favorece a proximidade e compressão do público-alvo, o que permite otimizações e melhorias constantes.
Se este conteúdo te ajudou a entender mais sobre o assunto, aproveite para compartilhar com alguém que também precise deste conhecimento.
Até mais. 🙂