24.outubro
Imagine que você possui uma loja física bastante movimentada no centro da cidade. Todos os dias, uma multidão de clientes entra e sai, e você deseja oferecer uma experiência personalizada e agradável a cada um deles.
Para isso, você observa quais corredores as pessoas visitam mais e quais itens chamam mais atenção e assim consegue ir fazendo um ajuste aqui, outra melhoria ali, aperfeiçoando a visita dos clientes na sua loja.
Agora, imagine que seu negócio estende-se para o mundo virtual, com um site, uma plataforma de e-commerce ou aplicativo.
Acompanhar o comportamento dos visitantes e entender suas preferências da mesma forma pode ser um tanto quanto desafiador.
É aí que entra o Google Analytics 4 (GA4), uma poderosa ferramenta que permite coletar e analisar dados de diversas plataformas e dispositivos, oferecendo uma perspectiva mais abrangente sobre seu público e o desempenho de seu site.
Continue lendo e entenda como a versão mais recente do Google Analytics entrega uma visão mais completa e detalhada, permitindo tomar decisões mais embasadas nas suas estratégias de marketing.
O Google Analytics 4, também conhecido como GA4, é a mais recente versão da ferramenta de análise de dados do Google, substituindo a versão anterior, conhecida como Universal Analytics (UA).
De maneira geral, o GA4 traz diversas melhorias nos relatórios e na coleta de dados, focando especialmente na privacidade dos usuários e em análises multiplataforma.
A transição do Universal Analytics para o Google Analytics 4 já vem acontecendo há alguns anos, para ser mais precisa, desde 2019, quando o Google anunciou uma versão beta do GA4, originalmente chamada de App+Web.
A partir desse anúncio, o mercado digital iniciou um movimento para entender as mudanças trazidas pela ferramenta e começou a se adaptar a essa nova abordagem.
De lá pra cá, o Google aprimorou a versão beta e, finalmente, definiu a data de transição definitiva: a partir de 1º de julho de 2023, todas as propriedades do Google Analytics migrariam para o GA4. Dito e feito!
Para contas pagas do Google Analytics 360, o prazo é 1º de outubro de 2023.
Com uma abordagem mais avançada, a tecnologia utiliza um modelo de dados baseado em eventos para medir as ações dos visitantes.
Isso significa que os dados são coletados com base nas ações específicas realizadas pelos usuários, como cliques em botões, rolagem, visualizações de páginas, downloads e outras interações relevantes — o que, consequentemente, diminui a dependência de cookies.
Toda essa análise comportamental se expande para as plataformas de tráfego pago. A integração do GA4 com o Google Ads proporciona um melhor rastreamento e uma visão mais ampla das interações dos usuários, desde o clique no anúncio até a conversão, permitindo que você otimize suas estratégias de mídia paga com base em insights e dados precisos.
Assim, é possível identificar exatamente quais anúncios estão atraindo mais visitantes qualificados para o seu site e quais deles estão levando a ações desejadas, como vendas, inscrições ou downloads.
Para fechar o combo, o Google Analytics 4 oferece uma experiência de análise multiplataforma.
Na prática, isso permite que você faça análises unificadas das jornadas dos usuários em seu site e aplicativo e ganhe flexibilidade para medir diversos tipos de dados, incluindo o desempenho dos seus canais.
A descoberta desses insights valiosos não vem do além. Afinal, o GA4 é impulsionado pelo aprendizado de máquina, ou machine learning.
Basicamente, essa estrutura tem a capacidade de aprender com os dados, oferecendo uma abordagem inteligente, preditiva e eficiente para analisar tendências, favorecendo tomadas de decisões com mais confiança.
Todos esses ganhos nas mudanças tornam o G4 uma ferramenta flexível e adaptável a diversas abordagens de marketing digital. Confere aí:
Para começar, o Google Analytics 4 simplifica a análise de SEO, fornecendo dados essenciais para acompanhar tendências de usuários no tráfego orgânico ao longo do tempo.
Essa vantagem permite que o seu analista otimize seu site e conteúdo para melhorar a posição nos resultados de busca e atrair mais tráfego qualificado.
Além de unificar a análise de várias redes sociais e marcas em um só lugar, o GA4 também compara as fontes de tráfego com uma lista específica de redes sociais, permitindo categorizar de forma mais precisa os usuários recebidos e separar o tráfego social pago.
Fora isso, você pode aprimorar ainda mais suas análises ativando a medição avançada de eventos na interface do Google Analytics, o que significa que você pode escolher quais dados extras deseja coletar quando um evento acontece.
Comentei anteriormente que, com a integração do GA4 com o Google Ads, a coleta de dados em canais de mídia paga, como anúncios do Google, LinkedIn e Facebook, se torna muito melhor.
Essa melhoria permite analisar diversos comportamentos por usuário para atribuir conversões de forma mais precisa, gerando uma avaliação aprimorada do retorno sobre o investimento em campanhas, e ajuda a identificar quais táticas têm maior impacto na conversão de clientes.
Independentemente da estratégia de marketing adotada, já dá pra perceber que o GA4 conversa harmoniosamente com todas elas. Por isso, não deixe de aproveitar todo o potencial do GA4 para impulsionar o sucesso da sua marca.
Configurar e explorar bem essa ferramenta será a chave para desbloquear oportunidades e alcançar resultados ainda mais expressivos em suas estratégias.
Por hora, ficamos por aqui.
Conhece alguém que também tem dúvidas sobre esse assunto? Então, encaminhe o conteúdo.
Até mais!