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Você está preparado para vender na internet?

Data: 20-set-2018

Por: Rodolfo Vasco

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Rodolfo Vasco | Gerente de Marketing Digital & Performance

 

Você está preparado para vender na internet? Esse é o momento para abrir uma loja virtual?

Em meio a tantas incertezas que o Brasil vem passando, principalmente no setor econômico, vender na internet é viável? A resposta para essa pergunta pode ser muito mais animadora que muitos pensam.

O segmento de e-commerce há algum tempo deixou de ser uma promessa para se tornar uma realidade na vida das pessoas e uma fonte de geração de riquezas para muitos brasileiros.

Segundo a ABRADI (Associação Brasileira das Agências Digitais), o mercado digital, especificamente o e-commerce, remou contra essa maré. Cresceu 12% em relação a 2016, com mais de 59 bilhões de faturamento e 2018 não está sendo diferente.

As previsões apontam para 15% de crescimento até o final do ano, seguindo nos dois dígitos e se aproximando dos 69 bilhões de faturamento.

 

Mas esse mercado não está saturado? Como ficam os empreendedores de pequeno e médio porte?

Embora o Brasil tenha uma infinidade de portais de vendas nacionais e globais, as pesquisas mostram que a maior parte desse crescimento apontado se deve à atuação de lojas virtuais de pequeno e médio porte – é aí que você se encaixa!

 

Então, por onde começar? Quais erros devo evitar?

Quem começa um novo negócio tem muitas ideias e normalmente pouca prática, e se não forem bem direcionadas, cometem erros que levam o negócio ao fracasso. Esse fracasso está ligado a operação (que envolvem N variáveis), e não às características do mercado em si.

Planeje cada passo dado e só aumente a velocidade quando a etapa anterior estiver concluída. Saiba onde está “pisando” – estude, pesquise! Como gestor de marketing e performance com experiência em vários projetos de e-commerce, tenho certeza que um caminho bem desenhado é melhor que a velocidade que você o percorre.

Em resumo, tudo começa com um plano de negócios bem elaborado. O planejamento é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Estudo de mercado, público-alvo e nicho de atuação, análise de concorrência, estratégia de preços, parcerias, fornecedores e toda informação que conseguir levantar é de extrema importância para evitar erros futuros.

 

Algumas dicas que podem ajudar:

  • Escolha uma plataforma que atenda suas necessidades

Existem diversas plataformas no mercado que atendem vários modelos de negócio. Os mais conhecidos são os chamados SaaS – que fornecem direito ao uso de uma plataforma “pronta”.

Independente do modelo, elas precisam atender aos requisitos básicos de SEO, serem responsivas, terem o pensamento “mobile first”, possibilitarem alterações na parte visual, possuírem um checkout seguro e transparente, integrações com ERPs, marketplaces, etc.

  • A logística é o coração do e-commerce

Erros na logística geram insatisfação para seus clientes e encarecem demais o produto final, o que pode levar o negócio a falência. Permita várias opções de entregas e determine as datas corretamente. Não esqueça de calcular imprevistos. Você pode optar por usar os Correios ou transportadoras terceirizadas.

  • Conteúdo atrativo

Entenda que conteúdo no e-commerce é visual: desde os banners, fotos dos produtos, até os chamados botões de ação. Essa parte tem influência direta nas vendas!

Construa uma identidade visual agradável, garanta a riqueza nas informações dos produtos, descrições detalhadas, imagens trabalhadas com várias opções para visualização do produto, cores, tamanhos, etc.

  • Meios de pagamento

Ofereça para seu cliente várias formas de pagamento. Para isso, garanta que sua plataforma tenha integração com os principais meios utilizados no mercado.

  • Marketing

Aqui é a hora de vender seus produtos. Invista nos canais que fazem mais sentido para seu negócio, utilize as mídias digitais, gere conteúdos relevantes – anuncie! Use os dados coletados para direcionar seus esforços, cuide da parte de atendimento pré e pós-venda com carinho, mantenha um CRM atualizado e acompanhe a operação diariamente.

É só isso?

Claro que não devemos nos limitar a apenas isso. O mundo das lojas virtuais está em constante evolução e a cada dia novas plataformas surgem para ajudar os negócios a venderem mais. Conte conosco para ajudar seu negócio a decolar.