Blog

Por que os CSS’s da vida me encantam?

Data: 17-dez-2018

Por: admin4buzz_site

Tags: , , , , ,

*Por Angela Leite – Desenvolvimento web na 4Buzz

 

 

Pensei um milhão de vezes sobre como começar este texto, mas foi totalmente em vão… E aqui estou eu novamente com uma dúvida imensa sobre o que falar no blog nosso de cada dia…

Logo, olhei pela janela, na verdade uma vidraça, bem em frente à minha mesa (porque aqui o visual é nota 10), e pronto! Tá aí: tudo colorido, com uma linda mangueira, no meu doce dezembro, carregada de frutas rosadas ainda por madurar. E as nuvens? Todas correndo para a esquerda como um efeitozinho de Javascript, ops… Tá aí, tudo dançando conforme a música: os Css’s da vida me encantam!

 

Mas afinal, o que é esse tal de CSS?

O Cascading Style Sheets (CSS) é uma “folha de estilos” composta por “camadas” e utilizada para definir a apresentação (aparência) em páginas da internet que foram criadas com linguagens de marcação (HTML). O CSS define como serão exibidos os elementos contidos no código de uma página da internet.

A expressão “cascata” denota que é possível usar mais de um documento CSS para criar o estilo visual de uma página na web.

 

Apontando as coisas:

 

O site pronto

Isso que você vê, meu amigo, não é somente um desenho feito em Photoshop, mas o site pronto e já programado, com painel administrativo e tudo. E pra chegar até aqui precisamos passar pelo caminho das lindas e brilhantes pedras: o html + css!

 

O esqueleto do site: o famoso HTML

Toda a estrutura de um site depende de uma base sólida, bem organizada, com seus nomes (classes) e identidades (ID’s) bem definidas, pois é a partir desse contexto que teremos um site estático ou cheio de efeitos, dependendo do que o cliente deseja.

Lembre-se, tudo que começa bem, termina bem.

 

LEIA TAMBÉM sobre Gestalt e comunicação

 

O lindo CSS!

Não que eu esteja menosprezando as outras etapas de um site, como definição do projeto, mapa, desenho do layout em algum programa de edição de imagens, mas o CSS é que o torna a coisa mais linda da nossa existência! 😍 É ele que dá, não só a cara do projeto, mas maquia, passa blush e faz delineado de gatinho.

No CSS é que definimos onde ficam localizados todos os elementos de um site, as cores, tamanho de fontes, como elas vão se comportar em cada resolução de telas e celulares e etc.

Sem mesmo falar de Javascript (que é quem define os efeitos de movimentos), veja como é poderoso esse “grande pequeno notável”.

Essa é a base que um programador Front-end precisa saber para crescer em outras tecnologias que, inclusive, já vêm nascendo e inundando o mercado da programação web.

Uma delas, que utilizo, é o framework Bootstrap. Eu o adotei há alguns anos e é ele que sempre está no topo da minha lista. Bom, mas essa é uma outra história para um novo post.

Te espero em breve!