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Por que os 4Ps do marketing digital agora são 8

Data: 17-mar-2020

Por: Viviane

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Por Viviane Pironeli – Redatora

na 4Buzz

Aperte o primeiro like quem nunca procurou um produto queridinho no Google e ao abrir o Facebook se deparou com uma oferta dele.

Você se assustou com a coincidência?

E se a gente te dissesse que a magia disso tudo é só o marketing na sua melhor forma?

Por isso, pegue um café e vem com a gente entender direitinho por que atender, conquistar e encantar clientes agora tem novos pilares, os quais você pode aproveitar (e muito) no seu negócio. 😊

 

O que é Marketing Digital – desmistificando o tema

Já ouviu falar sobre Philip Kotler? Ele é conhecido como o pai do marketing e o define como:

“O processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Acontece que muita coisa mudou desde que Kotlher conceituou isso. Em 1967, você que lê este texto provavelmente nem havia nascido (e nem eu!).

A web chegou, o smartphone é praticamente parte da família. E é justamente para aproveitar tamanho fluxo de comunicação que o marketing também se reinventou.

Não à toa, hoje é conhecido como “o novo marketing”.

Em resumo, marketing digital é o bom e velho marketing aplicado em estratégias de divulgação em canais online, que podem ser sites, blogs, portais e redes sociais.

Simples, não é mesmo?

 

Por que os 4Ps do marketing agora são 8

Existem alguns elementos que são pilares em qualquer estratégia de marketing: Preço, Praça, Produto e Promoção.

Esse “mix de marketing” foi criado por Jerome McCarthy em seu livro “Basic Marketing” que, pasme, é até mais antigo que o de Kotler: 1960!

 

Preço

Diz respeito a quanto e como será cobrado do cliente

 

Praça (ou ponto)

Diz respeito aos pontos de contato com seu público-alvo

 

Produto

Diz respeito àquilo que a empresa vende

 

Promoção

Diz respeito às estratégias de divulgação da sua empresa.

 

 

Portanto, considerar essas variáveis é fundamental para implementar a estratégia de marketing e atingir o público correto para sua marca.

Perceba que mesmo sendo sessentão, o Mix de Marketing é muito utilizado. Mas, como o celular pelo qual você provalemvente está lendo este texto, ele precisou se reinventar e hoje tem mais 4 Ps.

Vamos combinar que, assim como conselho, um bom clichê nunca fez mal a ninguém (ok, conselho talvez tenha feito) e mandar logo um? A Internet transformou o modelo de se fazer negócios… tchãrammm!

Tudo bem que você já havia entendido isso, uma vez que o Brasil é país da América Latina com maior investimento em marketing digital, segundo a Meio Mensagem.

A novidade da evolução é que se antes o foco estava no produto, agora ele está no cliente e nas suas necessidades.

Esse é justamente o berço dos 4 novos Ps:

 

Pessoas

Diz respeito ao comportamento da sua persona, ou seja, do seu cliente ideal. É imprescindível criar empatia com o seu público-alvo.

 

Processos

São fluxos de trabalho, procedimentos e metodologias que você deve utilizar para atender, encantar e promover a melhor experiência de usuário para o seu cliente.

 

Posicionamento

Também chamado de evidência física ou palpabilidade. Esse P diz respeito ao ambiente onde o serviço é prestado ou o produto é vendido e ao posicionamento estratégico dele na comunidade.

 

Performance

Também conhecida como produtividade e qualidade, diz respeito à forma como se enxerga a atividade, os impactos dela no ambiente em que foi aplicada e de que forma ela realimentará a estratégia.

 

Para tanto, o primeiro passo é estabelecer KPIs – indicadores chaves- que sua empresa deve acompanhar e perseguir no dia a dia da sua para saber se os outros 7Ps têm sido bem-sucedidos.

 

LEIA MAIS sobre Performance aqui!

Viu como consumidores e seus desejos agora estão no centro de qualquer estratégia? 💙

O conteúdo continua sendo rei, mas como em um tabuleiro de xadrez, quem tem o poder nas mãos agora é mesmo a rainha da coisa toda: a experiência do seu cliente.

E você, como tem investido para que essa experiência com sua marca seja duradora e inesquecível?

Conta pra gente nos comentários e se quiser conhecer mais sobre tudo que o marketing digital pode fazer pelo seu negócio, fale com a 4Buzz clicando neste link.