1.fevereiro
Por Marcelo Rech – Gerente de conteúdo na 4Buzz
Está chegando o dia mais esperado do esporte norte-americano: o Super Bowl LIII. Alerta! Não é a final do Super Bowl. Ele é a própria final do campeonato, a National Football League.
A NFL é a liga mais rica do planeta, com a franquia mais valiosa do mundo, o Dallas Cowboys, que montou duas grandes equipes nos anos 1970 e 1990, mas que há muitos anos não brilha nos playoffs.
Eu tenho interesse em dobro no evento. Primeiro, porque sou apaixonado por futebol americano desde criança e também fui atleta, quando joguei como running back no São Paulo Storm. E, claro, meu time está no Super Bowl, o New England Patriots, contra o Los Angeles Rams. Sou torcedor há muitos anos, ainda quando Tom Brady não era moda, muito menos marido da Gisele Bündchen.
O segundo motivo é a publicidade. Além da própria partida, há uma grande expectativa pelos filmes que serão exibidos nos incontáveis intervalos. É quando acontecem os grandes investimentos das marcas, que apostam nas melhores ideias e realizam produções à altura do espetáculo esportivo.
Quatro emissoras de TV possuem os direitos de transmissão do Super Bowl, mas a cada ano apenas uma exibe o jogo. No ano seguinte é outra e assim sucessivamente.
O Super Bowl LIII será exibido pela CBS, com valor médio de 5 milhões de dólares por 30 segundos. Convertendo para a cotação de R$ 3,64, são 18,2 milhões de reais. É chover no molhado, mas é o minuto mais caro da TV mundial.
Alguns dos filmes se destacam e são viralizados nas redes sociais (confesso que boa parte deles considero fracos para a proporção e valor investido). No próprio domingo começam a surgir listas com todos os filmes exibidos e na segunda-feira a 4Buzz vai trazer uma delas.
Não prometemos avaliações sobre o show do Marron 5, outra grande atração da final da liga, mas vamos focar nos que chamam a atenção. Alguns dos filmes exibidos durante o Super Bowl são ícones, marcaram época e construíram marcas.
Abaixo, alguns trabalhos marcantes e com gosto pessoal. Boa parte deles são muito famosos, além de um filme pouco badalado. Gosto demais dele por brincar com a principal característica do intervalo.
Espero que tenham gostado dessa pequena lista com uma seleção das peças que gosto. Tem muitos outros, claro. Domingo a gente confere a nova safra de comerciais do Super Bowl. Será que algum deles vai se transformar em ícone da propaganda?