2.maio
Leonardo Milani, Redator na 4Buzz
Quem trabalha produzindo conteúdo sabe muito bem que não é todo dia que a gente pula da cama pipocando de ideias.
Mas ainda bem que a internet nos abençoou com várias ferramentas gratuitas pra complementar a nossa estratégia de marketing de conteúdo, não é mesmo?
Separei 9 das minhas preferidas pra você usar todos os dias e se inspirar bastante para criar conteúdos que realmente agreguem valor, resolvam problemas e mudem a vida das pessoas.
Bora lá!
O Zest é uma extensão tão incrível que me fez terminar minha relação de décadas com o Firefox e baixar o Google Chrome só para ter acesso a ele todos os dias.
Ele indexa uma curadoria de conteúdos muito valiosos sobre marketing, vendas, branding, tecnologia, SEO e otimização de conversões, todos vindos de sites com grande autoridade na internet.
Mas tem um porém: tudo o que o Zest indexa vem de sites gringos.
O que não deixa de ser uma vantagem, já que dá pra treinar o inglês e ter insights de como eles produzem títulos por lá.
Essa é uma base de dados riquíssima que o Google dá de mão beijada pra você.
Além de ser útil na hora de pesquisar as palavras-chave mais relevantes para um segmento, o Google Trends de imediato já diz o que está na boca do povo, porque mostra os termos mais pesquisados pelas pessoas.
Ou seja, ótimo para pensar em conteúdos de oportunidade.
Além de identificar tendências, você pode comparar o volume de pesquisa de um termo com outro, analisar o interesse geográfico em um determinado assunto, achar termos similares e muito mais.
Aplicativos como o Mojo estão aí pra provar que você não precisa manjar muito de edição de imagem e vídeo para produzir stories com aquela cara profissional.
E se você por algum motivo ainda não incorporou esse formato de conteúdo na sua estratégia de marketing, é bom começar.
Afinal, em janeiro de 2019, o número de usuários diários desse recurso passou dos 500 milhões. E com mais de 1 bilhão de stories sendo postados todo dia, quem quer se destacar tem que caprichar!
O Mojo tem tudo pra você fazer de um jeito fácil e rápido: templates, fontes, trilha sonora, efeitos, tudo customizável.
E o melhor é que dá para usar os recursos gratuitos do app tranquilamente, sem precisar pagar pelas ferramentas extras dentro dele.
Atualmente ele está disponível só para iOS, mas logo, logo a versão para Android deve ser liberada.
Pra saber o que escrever, é preciso saber primeiro o que as pessoas querem ler.
O Answer the Public é um site muito útil pra você encontrar essa resposta. Ele identifica quais perguntas a sua persona está fazendo sobre um determinado assunto e assim ajuda a gerar ideias para conteúdos que resolvam problemas.
Funciona assim: quando você joga um termo no Answer the Public, ele dá um panorama bem completo sobre o que as pessoas andam pesquisando junto a ele.
Veja só o mapa gerado quando eu pesquisei por marketing:
O Answer the Public também dá as preposições, advérbios e palavras em geral que estão sendo pesquisadas junto.
Incrível, né? Temos aí uma ferramenta que inspira conteúdos, ajuda a entender o comportamento de quem queremos atingir e ainda colabora na hora de escolher as palavras-chave de cauda longa para ranquearmos bem no Google.
Lembre-se só de ser assertivo na sua pesquisa, já que o número de buscas gratuitas por dia no Answer the Public é limitado!
Você já tinha ouvido falar no Reddit?
Se não, em breve deve ouvir: o Reddit já é um dos 3 sites mais acessados nos Estados Unidos, junto com Google e YouTube.
Resumindo, essa plataforma tem mais ou menos a mesma premissa do nosso finado Orkut – é uma comunidade online segmentada em comunidades menores (chamadas subreddits), nas quais o conteúdo é gerado pelo público.
E quando digo segmentada, é segmentada mesmo. Existem subreddits de política assim como existem subreddits dedicados exclusivamente ao compartilhamento de memes de Game of Thrones.
E cada nicho social deles é valioso na hora de ter ideias de conteúdo, porque as pessoas compartilham lá suas dúvidas, anseios – e o seu conteúdo vai vir com a solução que eles procuram.
Por exemplo: no subreddit de decoração para casas de homens (sim, isso existe), tem milhares de pessoas pedindo sugestões de onde colocar a cama, que cor pintar a parede, que tapete escolher.
Olha só que prato cheio pra produção de conteúdo!
E o bom é que isso se aplica praticamente a qualquer área.
E como os usuários são pessoas de verdade, você vai saber exatamente que linguagem usar para se comunicar bem, já que um texto cumpre seu papel quando o público que você quer atingir se vê nele.
Além disso, o Reddit é o berço de muitos memes e conteúdo compartilhável. Mais um motivo pra você se ligar lá.
O que define o valor do Dicionário Criativo é o seu poder de apontar novos caminhos de conteúdo.
É um dicionário online que vai além dos significados, indicando também sinônimos, rimas, citações, expressões populares e palavras relacionadas.
Uma pesquisa lá pode ativar gatilhos mentais, fazer você enxergar um assunto sob um ângulo diferente ou encontrar aquela palavra que estava faltando pro conteúdo dar “liga”.
Pelo menos pra mim, o Dicionário Criativo tem sido uma verdadeira mão na roda na hora de pensar e de escrever.
A essência do BuzzSumo está na sua capacidade de analisar tráfego pra complementar a estratégia de SEO, encontrando as palavras-chave mais pesquisadas.
Mas ele também é muito útil pra monitorar os assuntos mais compartilhados da internet, dando insights de conteúdo na hora, já que investir no assunto do momento não tem erro.
Quando você pesquisa um assunto, a ferramenta identifica qual é a página relacionada a ele com mais cliques e ainda de onde eles estão vindo – dando a dica até de onde postar.
Ou seja, informações bem valiosas pra desenvolver um conteúdo de oportunidade.
Mas escolha bem o que pesquisar, já que existe um limite de pesquisas grátis por dia (as minhas por sinal já se esgotaram!).
Ter um feed harmônico no Instagram não é só coisa de blogueira!
É um elemento importante para a geração de valor de algumas marcas, e a ferramenta Year of Colour colabora bastante na hora de planejar um desses.
O que ela faz é mostrar, através de uma paleta, qual a cor predominante nos seus posts que tiveram mais curtidas.
Num primeiro momento, isso ajuda a orientar o design, pois você sabe quais tons andam gerando mais engajamento.
Mas como as cores estão diretamente ligadas às emoções, você também tem uma ideia de quais são as que mais impactam o seu público.
Pra usar é bem simples: só acessar o site, fazer login com a conta do Instagram, informar um e-mail e o período de publicações que você que a ferramenta cubra.
Termo muito popular no universo do copywriting, um swipe file é basicamente uma coleção de peças legais guardadas para servirem de inspiração pra você.
É o conjunto daqueles posts, outdoors, stories que a gente printa. Eu mesmo por exemplo uso a galeria do celular como swipe file. É gambiarra, mas dá certo!
Mas até a gente juntar uma quantidade legal de peças leva um tempo e, enquanto você organiza o seu, pode ir usando um site gringo chamado Swipefile.com.
Lá já tem um bom número de conteúdos criativos que vão de placas de restaurantes a design de embalagens.
Mesmo sendo em inglês, dá pra tirar boas referências, ideias de discursos e gatilhos de persuasão.
Não importa o que digam, produzir conteúdo de valor não é pastelaria e demanda, sim, muito tempo, pesquisa, dedicação e por que não amor?
Eu espero mesmo que essas ferramentas ajudem você nos estudos, na geração de ideias e na hora de sentar pra fazer!
Se puder, dê uma força pra gente e compartilhe este post com os amigos ou colegas interessados em produção de conteúdo. Até mais!