O poder e os resultados da comunicação nos negócios

7.maio

Agência da 4Buzz

Por Gustavo E. Trevilato Roma – Atendimento na 4Buzz

 

 

Considerando o título desta leitura no contexto de empresas, fica claro que colaboradores só se sentem motivados, engajados e, principalmente, dispostos a se entregar totalmente e suar a camisa, quando estão totalmente informados sobre o que e como lutar.

 

A empresa pode ter o maquinário mais moderno, a melhor matéria-prima, se destacar frente aos concorrentes, ter verba para que contemple divulgação em horário nobre e ações magníficas para captar o cliente, mas se na hora de fechar o negócio um colaborador dela tiver qualquer atitude que faça o negócio parar, ela não terá o retorno esperado.

 

Alguns exemplos

Um colaborador da linha de montagem que não conhece todo o processo fabril e que tenha como única função a montagem, mas por ignorância, não apertar determinado parafuso, pode gerar um acidente ao utilizá-lo.

Imagine também o que acontece se após anos de pesquisa finalmente for lançado um excelente produto, mas os representantes comerciais da empresa não possuírem conhecimento real sobre os benefícios dele. A “invenção magnífica” não terá o retorno que a empresa gostaria que tivesse.

 

LEIA TAMBÉM: A importância da música no ritmo dos negócios

 

Os impactos da falta de comunicação

Tais exemplos poderiam causar um impacto menos negativo ou nem acontecer se o colaborador estivesse ciente de que ele é único, importante e imprescindível para a companhia em que trabalha, ou seja, se ele se reconhecesse como peça fundamental e protagonista do negócio.

 

Tal reconhecimento geraria gana para que fosse melhor e entendesse as estratégias. Isso faz parte de um conceito difundido como EVP (Employee Value Proposition) ou Proposta de Valor ao Colaborador, que são técnicas de comunicação que visam a evoluir de uma relação empregador-empregado para algo mais profundo, único e valoroso para ambas as partes.

De acordo com Brum (2017), uma “Proposta de Valor ao Colaborador” é fundamentada basicamente em cinco pilares básicos:

 

  1. Remuneração
  2. Benefícios
  3. Cultura da Empresa
  4. Carreira
  5. Satisfação no trabalho

 

Esses pontos, quando trabalhados pela empregadora de maneira eficiente e emocional, geram um efeito afetivo através de canais de comunicação internos (como e-mail, mural, cartaz, carta endereçada e pessoal, intranet, etc) conectados entre si e que com informações relevantes agregam valor ao empregado, potencializando sua dedicação ao trabalho e incentivando seu crescimento.

 

O colaborador passa então a enxergar a empresa como amiga e a contar com ela para se realizar profissionalmente, vendo-a como um lugar em que ele tem espaço e abertura para crescer e ser uma pessoa melhor.

 

Quando impactado pelos pontos acima, o funcionário se sente “pertencente” ao relacionamento único dela com seus profissionais.

 

Automaticamente, passa a compartilhar desse sentimento com família e amigos próximos, transbordando o orgulho de estar em um local que se preocupa com a sua forma humana e não apenas a profissional.

 

O efeito positivo dessa proposta de valor será revertido em vendas, afinal o popular “rádio peão”, o marketing boca-a-boca, está enraizado na cultura popular e nunca esteve tão forte, ainda mais com a popularização de tecnologias como o WhatsApp.

 

Seu círculo de pessoas próximas abraçará a causa, considerando a empresa como “amiga”, parceira e cativante e passará a adquirir seus produtos como forma de retribuição pelo bem proporcionado àquela pessoa que trabalha diariamente em tal corporação.

 

Essas atitudes são positivas para todo mundo.

Posts relacionados:

branding criação performance

12.novembro. por Rafaell Ribeiro

Design Thinking: inovação na hora de criar solução

Desenvolvida na Universidade Stanford, Design Thinking é uma abordagem prática e interativa entre pessoas com diferentes conhecimentos, ou seja, de diversas...

Ver mais
branding criação

15.maio. por Rafaell Ribeiro

Nossos clientes e as criações durante a quarentena

A pandemia do novo coronavírus afastou as pessoas das ruas e as aproximou do mundo virtual. Quando o período de quarentena...

Ver mais
branding criação

17.maio. por Leonardo Vituri

Quais marcas estamos deixando nas pessoas?

Conscientemente ou não, impactamos pessoas em nossas trajetórias, seja por nossas criações, presença, talento, defeitos, ideias, seja lá o que for.

Ver mais